Glossário

A

ABC
Área Bruta Comercial, correspondendo ao somatório de todas as áreas comerciais dos Shopping Centers, ou seja, a ABL somada às áreas de lojas vendidas.

ABL
Área Bruta Locável, correspondente à somatória de todas as áreas disponíveis para a locação em Shopping Centers, exceto quiosques e as áreas vendidas.

ABL Própria

Refere-se à ABL total ponderada pela participação da Aliansce em cada shopping.

ABRASCE
Associação Brasileira de Shopping Centers.

Aluguel Complementar

É a diferença (quando positiva) entre o aluguel mínimo e o aluguel com base em porcentagem de vendas paga como aluguel, conforme definida em contrato.

Aluguel Mínimo

É o aluguel mínimo do contrato de locação de um lojista. 

ALSHOP 
Associação dos Lojistas de Shopping Centers.

ANBID 
Associação Nacional dos Bancos de Investimento.

ANDIMA 
Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro.

Associação de Lojistas
Associações constituídas pelos lojistas dos Shopping Centers de acordo com os artigos 53 e seguintes do Código Civil, que objetivam a satisfação do interesse comum dos lojistas.

B

Banco Central ou BACEN 
Banco Central do Brasil.

BNDES 
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

BM&FBOVESPA
BM&FBOVESPA S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros.

C

CAGR 
Taxa composta de crescimento anual.

CAPEX

Capital Expenditure. É a estimativa do montante de recursos a ser desembolsado para o desenvolvimento, expansão, melhoria ou aquisição de um ativo. 

CBLC 
Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia.

CCI/CRI

Cédula de Crédito Imobiliário/Certificado de Recebíveis Imobiliários.

CDU 
Cessão de Direito de Uso de Infraestrutura técnica. Valor cobrado do lojista a título de direito de uso de infraestrutura técnica do empreendimento, aplicável aos contratos com prazo superior a 60 meses.

CDU Líquido

Valor do CDU descontado do custo de comercialização.

CETIP 
Câmara de Custódia e Liquidação, regulada pelo Banco Central e pela CVM.

COFINS 
Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.

Companhia ou Aliansce
Refere-se a Aliansce Shopping Centers S.A.

Contribuição Social 
Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

CPC

Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

CPMF 
Contribuição Provisória sobre a Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira.

Custo de Ocupação

É o custo de locação de uma loja como percentual das vendas: Aluguel (mínimo + percentual) + encargos comuns + fundo de promoção.

CVM 
Comissão de Valores Mobiliários.

D

Dólar ou US$
Dólar dos Estados Unidos da América.

E

EBITDA

Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization: Receita líquida – custos e despesas operacionais + depreciação e amortização.

EBITDA Ajustado
Medição não contábil elaborada pela Aliansce, reconciliada observando uma das sugestões do Ofício Circular CVM n.º 01/2007, que consiste no lucro líquido acrescido das participações de minoritários, do imposto de renda e da contribuição social, do resultado financeiro líquido (receitas e despesas financeiras), da depreciação, da amortização, do resultado não-operacional e de despesas/receitas não recorrentes. O EBITDA Ajustado não é uma linha de demonstrações financeiras elaboradas de acordo com as Práticas Contábeis Adotadas no Brasil e não representa o fluxo de caixa para os exercícios apresentados, não devendo ser considerado como alternativa para este ou para o lucro líquido ou como indicador do desempenho operacional ou de liquidez. O EBITDA Ajustado não tem uma definição única e a definição de EBITDA Ajustado pode não ser comparável ao EBITDA Ajustado utilizado por outras companhias.

EBITDA + gastos pré-operacionais +/(-) outras despesas/(receitas) não recorrentes.

Endowment
Tipo societário do direito norte-americano, que consiste em uma sociedade sem fins lucrativos mantenedora de hospitais, universidades, dentre outros.

F

FFO Ajustado

Funds From Operations: Lucro líquido dos controladores + depreciação + amortização + despesas / (receitas) não recorrentes - ajuste de aluguel linear + plano de opção de ações +/(-) impostos não caixa – juros capitalizados + efeito do SWAP. 

FGTS 
Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

FGV 
Fundação Getúlio Vargas.

FII 
Fundos de investimento imobiliário.

FMI 
Fundo Monetário Internacional.

G

Greenfield

Desenvolvimento de novos projetos de Shopping Centers.

H

I

IBAMA 
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

IBGC
 Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

IBGE 
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

IBRACON 
Instituto dos Auditores Independentes do Brasil.

ICSC 
International Council of Shopping Centers.

IFRS 
International Financial Reporting Standards.

Indadimplência

É a relação entre o total faturado no período e o total recebido dentro do mesmo período, com apuração 15 dias após o encerramento do trimestre.

Índice Bovespa 
Um dos indicadores de desempenho do mercado de ações no Brasil. O índice é o valor atual de uma carteira teórica de ações negociadas na Bovespa constituída a partir de uma aplicação hipotética, que reflete não apenas as variações dos preços das ações, mas também o impacto da distribuição dos proventos, sendo considerado um indicador que avalia o retorno total das ações que o compõe.

INPC 
Índice Nacional de Preços ao Consumidor, divulgado pelo IBGE.

IPCA 
Índice de Preços ao Consumidor.

IPDM 
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado.

J

JUCERJA 
Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro.

K

L

Lei 11.638

Em 28 de dezembro de 2007, a Lei nº 11.638 foi promulgada com a finalidade de inserir as companhias abertas no processo de convergência contábil internacional. Dessa forma, alguns resultados financeiros e operacionais sofreram alguns efeitos contábeis decorrentes das mudanças definidas pela nova Lei.

Lojas Âncoras
Grandes lojas (com mais de 1000 m² de ABL) conhecidas do público, com características estruturais e mercadológicas especiais, que funcionam como força de atração de consumidores, assegurando permanente afluência e trânsito uniforme destes em todas as áreas do Shopping Center.

Lojas Satélites
Pequenas lojas (com menos de 500 m² de ABL), sem características estruturais e mercadológicas especiais, localizadas no entorno das Lojas Âncoras e destinadas ao comércio em geral.

Lucro Líquido Ajustado

Lucro líquido dos controladores + despesas / (receitas) não recorrentes - ajuste de aluguel linear + plano de opção de ações +/(-) impostos não caixa – juros capitalizados + efeito do SWAP. 

M

Megalojas
Lojas de médio porte (entre 500 e 1000 m² de ABL), frequentemente com características estruturais e mercadológicas especiais, em menor escala porém com razoável força de atração e retenção de clientes, e também conhecidas como "mini-âncoras".

N

NOI

Net Operating Income: Receita bruta dos shoppings (sem incluir receita de serviços) + resultado do estacionamento - custos operacionais dos shoppings - provisão para devedores duvidosos. 

Novo Mercado 
Segmento especial de negociação de valores mobiliários da Bovespa com regras diferenciadas de governança corporativa determinadas pelo Regulamento do Novo Mercado.

O

P

PDD

Provisão para Devedores Duvidosos.

PIB 
Produto Interno Bruto do Brasil.

PIS 
Programa de Integração Social.

Práticas Contábeis Adotadas no Brasil 
Princípios e Práticas Contábeis Adotadas no Brasil, em conformidade com a Lei das Sociedades por Ações, as normas e instruções da CVM, as resoluções do CFC e as recomendações do IBRACON.

Q

R

Regulation S
Regulation S, editado pela SEC no âmbito do Securities Act.

Rule 144A 
Rule 144 A, editada pela SEC no âmbito do Securities Act.

S

SAR

Aluguel Mesma Área: É a variação entre o aluguel faturado em uma mesma área no período versus no ano anterior. Considera a participação da Aliansce em cada shopping, exceto o Shopping Santa Úrsula que não é incluído.

SAS

Vendas Mesma Área: É a variação entre as vendas em uma mesma área no período versus no ano anterior. Considera a participação da Aliansce em cada shopping, exceto o Shopping Santa Úrsula que não é incluído.

SSR

Aluguel Mesma Loja: É a variação entre o aluguel faturado para uma mesma operação no período versus no ano anterior. Considera a participação da Aliansce em cada shopping, exceto o Shopping Santa Úrsula que não é incluído.

SSS

Vendas Mesma Loja: É a variação entre as vendas em uma mesma operação no período versus no ano anterior. Considera a participação da Aliansce em cada shopping, exceto o Shopping Santa Úrsula que não é incluído.

SEC 
Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos.

Securities Act 
Securities Act de 1933 dos Estados Unidos, conforme alterado.

SFH 
Sistema Financeiro de Habitação.

T

Taxa de Ocupação

Área locada dividida pela ABL total de cada shopping no final do período indicado. 

Taxa de Administração

Tarifa cobrada aos locatários e aos demais sócios do shopping para custear a administração do shopping.

Taxa DI 
Taxas médias dos depósitos interfinanceiros DI de 1 dia, over extra grupo, expressa na forma percentual ao ano, base 252 dias, calculada e divulgada pela CETIP no informativo diário disponível em sua página na internet e no jornal Gazeta Mercantil, edição nacional, ou na falta deste, em um outro jornal de grande circulação.

Taxa Selic 
Taxa do Sistema Especial de Liquidação e Custódia, divulgada pelo BACEN.

TJLP 
Taxa de Juros de Longo Prazo, divulgada pelo CMN.

TR 
Taxa Referencial, divulgada pelo Banco Central.

U

US GAAP 
Princípios contábeis geralmente aceitos nos EUA.

V

Vacância

Área bruta locável no shopping disponível para ser alugada.

Vendas

Vendas de produtos e serviços declarados pelas lojas em cada um dos shoppings durante o período, incluindo vendas de quiosques. Considera 100% das vendas de cada shopping, independentemente da participação da Aliansce.

Vendas/m²

O valor de vendas dividido pela área que reporta vendas no período. Não inclui área de quiosques, pois essas operações não estão incluídas na ABL total dos shoppings. Considera a participação da Aliansce em cada shopping.

W

X

Y

Z

Última atualização em
Voltar