Diretoria e Conselho de Administração

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Aliansce é o órgão de deliberação colegiada, responsável pela formulação e monitoramento para implantação das políticas gerais de negócios, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela designação e supervisão da gestão dos Diretores da Companhia. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho de Administração é também responsável pela contratação dos auditores independentes.

De acordo com o Estatuto Social da Aliansce em consonância com o Novo Mercado, o Conselho de Administração deve ter no mínimo cinco e no máximo sete membros, devendo cada qual ser necessariamente seu acionista, muito embora não exista um limite mínimo de participação acionária para tanto.

Os conselheiros são eleitos em Assembleia Geral Ordinária de acionistas, com mandato unificado de um exercício anual, sendo exercício anual o período compreendido entre duas Assembleias Gerais Ordinárias, podendo ser reeleitos e destituídos a qualquer momento por seus acionistas reunidos em Assembleia Geral.
 

Membros do Conselho de Administração Cargo Data de eleição
Delcio Mendes Presidente do Conselho 28/04/2014
Nascido em 13 de março de 1946, formou-se em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte (PUC-BH) e obteve MBA em Administração pelo IBMEC. Iniciou suas atividades na indústria de Shopping Centers em 1985. Atuou como Diretor de Operações de 2007 a 2017, sendo responsável pelo planejamento, desenvolvimento e administração dos empreendimentos. É membro do Conselho Deliberativo da ABRASCE.
Renato Feitosa Rique Conselheiro 20/03/2007
Nascido em 05 de fevereiro de 1958, é um dos fundadores da Aliansce e, em 18 de junho de 2007, foi eleito Presidente do Conselho de Administração. É economista graduado pela Universidade Candido Mendes em 1982. Trabalha desde 1983 no setor de Shopping Centers. Foi Presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), Presidente do Conselho e Vice-Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Fundou em 1997 e presidiu nos primeiros seis anos o Instituto Newton Rique, projeto social focado na inserção do adolescente na sociedade.
Marcela Drigo Conselheiro 06/09/2017
Nascida em 26 de outubro de 1971, atua desde 31 de maio de 2016 como Diretora do Departamento de Investimentos Imobiliários para América Latina do Canadian Pension Plan Investment Board ("CPPIB"), empresa canadense que atua no setor de fundo de investimentos e integra o grupo econômico da Companhia. Marcela tem mais de 15 anos de experiência trabalhando no setor imobiliário. Antes de ingressar na CPPIB trabalhou durante oito anos na Clarion Partners, como Head de Investimentos para Brasil e previamente exerceu o cargo de Vice-Presidente da Capital Trust, empresa baseada em Nova Iorque, responsavel pelos investimentos da empresa em uma plataforma operacional industrial brasileira. Antes de trabalhar na Capital Trust, ela esteve na empresa AIG Global Real Estate em Nova York onde participou de investimentos no mercado imobiliário no Leste e Oeste Europeu.  Graduou-se em engenharia civil e administração de empresas pele Universidade Presbiteriana Mackenzie e tem mestrado em administração de negócios (MBA) pela Columbia Business School.
Peter Ballon Conselheiro 30/10/2013
Nascido em 15 de junho de 1965. Desde 2010 exerce o cargo de Vice Presidente do Departamento de Investimentos Imobiliários para as Américas do Canadian Pension Plan Investment Board ("CPPIB"). De 2007 a 2010 exerceu o cargo de diretor desse mesmo departamento. Antes de ingressar na CPPIB, Sr. Ballon foi vice presidente de desenvolvimento corporativo da TrizecHahn Corporation. Graduou-se em administração pela McGill University e tem mestrado em administração de negócios (MBA) pela Richard Ivey School of Business.
Carlos Alberto Vieira Conselheiro Independente 18/06/2007
Nascido em 02 de abril de 1934, foi eleito como membro do Conselho de Administração da Companhia em 18 de junho de 2007. O Sr. Carlos Alberto é formado em Ciências Econômicas e Contábeis pela Universidade de Campinas e tem pós-graduação em economia pela Fundação Getúlio Vargas. De abril de 1988 até março de 2009, foi membro do Conselho de Administração da Aracruz Celulose, tendo sido Presidente deste Conselho de abril de 2004 a março de 2009. Hoje é Presidente dos Conselhos de Administração do Banco Safra S.A., Safra Leasing S.A. Arrendamento Mercantil, Agropecuária Potrillo S.A. e Pastoril Agropecuária Couto Magalhães S.A. Também é membro do comitê estratégico e de sustentabilidade da Aracruz Celulose, Diretor e Conselheiro da Federação Brasileira de Bancos - FEBRABAN, Conselheiro da ITT Sheraton Brasil e Cônsul Honorário do Haiti no Rio de Janeiro.
Thomas McDonald Conselheiro Independente 23/11/2016
Nascido em 11 de novembro de 1964, Thomas McDonald é sócio e co-fundador da Jaguar Growth Partners Group, LLC ("Jaguar"). Sediada em Nova York, com escritório em São Paulo, a Jaguar é uma empresa privada de gestão de investimentos especializada em private equity em mercados globais. Fundada em 2013 por Gary Garrabrant e Thomas McDonald, a Jaguar investe em e desenvolve plataformas operacionais escaláveis e empresas relacionadas ao mercado imobiliário. O Sr. McDonald é também Conselheiro da Latam Logistics Properties e foi Conselheiro da Gafisa (NYSE: GFA), da BR Malls (BZ: BRML3), da Tenda (BZ: TNDA3), Parque Arauco (SNSE: PARAUCO), Brazilian Finance and Real Estate, Bracor e AGV Logística. Até 2012, o Sr. McDonald foi Diretor Executivo de Estratégia da Equity International. Ele desempenhou um papel de liderança no desenvolvimento do estilo de investimento colaborativo da Equity International, orientado a parcerias, construção e otimização de relacionamentos, bem como através da coordenação de investimentos e atividades de gestão de portfólio. O Sr. McDonald formou-se na Universidade de Notre Dame em Relações Internacionais e recebeu seu M.B.A da Universidade de Chicago Booth School of Business.
Alexandre Cunha Bagnoli Conselheiro Independente 06/09/2017
Nascido em 16 de setembro de 1983 e graduado em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, possui um master of science em engenharia pelo Politecnico di Milano, completou o curso do Bruce Greenwald de Value Investing na Columbia Business School e é titular do direito de uso da designação Chartered Financial Analyst. Alexandre Cunha Bagnoli é sócio e analista de investimentos na Constellation. Ele se juntou a empresa em maio de 2012. Atualmente, é o analista responsável pela análise dos setores de propriedades comerciais, educação, metais & mineração e aerospace. Anteriormente, era associate-director no BTG Pactual na área de mercado de capitais (ECM) dentro de Investment Banking, onde esteve evolvido em diversos IPOs, Follow-ons e outras operações de mercado de capitais. Alexandre trabalhou também como analista na área de Investment Banking do Bank Boston.

Diretoria Executiva

Os Diretores da Companhia são seus representantes legais, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana da Aliansce e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada membro da Diretoria deve ser residente no País, podendo ser acionista ou não. Além disso, até no máximo um terço dos membros do Conselho de Administração poderão ocupar cargos na Diretoria.

Os Diretores da Aliansce são eleitos pelo Conselho de Administração com mandato unificado de um exercício anual, sendo exercício anual o período compreendido entre duas Assembleias Gerais Ordinárias, permitida a reeleição e podendo, a qualquer tempo, serem destituídos.

Estatuto Social da Companhia dispõe que a Diretoria será composta de, no mínimo três e, no máximo, nove membros, com as seguintes designações, podendo haver o acúmulo de funções por um mesmo Diretor. De acordo com as regras do Novo Mercado, os diretores deverão subscrever, previamente à sua investidura no cargo, termo de anuência dos administradores ao Regulamento do Novo Mercado.
 

Diretores Cargo Data de eleição
Renato Feitosa Rique Diretor Presidente 18/06/2007
Nascido em 05 de fevereiro de 1958, é um dos fundadores da Aliansce e, em 18 de junho de 2007, foi eleito Presidente do Conselho de Administração. É economista graduado em Economia pela Universidade Candido Mendes em 1982. Possui mais de 26 anos de experiência no setor de Shopping Centers. Foi Presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), Presidente do Conselho da mesma e Vice-Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Fundou em 1997 e presidiu nos primeiros seis anos o Instituto Newton Rique, projeto social focado na inserção do adolescente na sociedade.
Rafael Sales Guimarães Diretor Vice-Presidente 10/05/2017
Nascido em 21 de março de 1979. Atua desde 2017 como Vice-Presidente Executivo, responsável pela supervisão das áreas operacional, financeira e de investimentos, reportando-se ao CEO da Aliansce. Rafael Sales foi sócio e gestor dos fundos geridos da Constellation Asset Management, onde trabalhou de 2007 a 2017. Rafael Sales é advogado, formado pela Universidade Mackenzie (São Paulo, Brasil). Trabalhou anteriormente na FAMA Investimentos, de abril de 2005 a abril de 2007, onde era o responsável pelo departamento de governança corporativa. Rafael Sales também trabalhou por seis anos como advogado associado na Mattos Filho Advogados, dedicando-se a operações bancárias, de mercado de capitais e de fusões e aquisições. Já foi membro do Conselho Fiscal de nove companhias abertas brasileiras, dentre elas ALL - América Latina Logística e Santos Brasil, bem como foi membro do Conselho de Administração da Viver Incorporadora e Construtora S.A. De 2003 a 2005, Rafael atuou como membro do Comitê de Regulação da Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI) e no Comitê de Auto-Regulação da Associação Brasileira de Bancos de Investimento (ANBID). Atualmente, ele é membro do Comitê de Regulação da Associação Brasileira de Investidores do Mercado de Capitais (AMEC).
Renato Ribeiro de Andrade Botelho Diretor Financeiro e de Relações com Investidores 20/03/2007
Nascido em 27 de junho de 1958, atua em conjunto com Renato Rique no ramo de Shopping Centers desde 1997. Desde a fundação da Companhia atua como diretor financeiro da Aliansce. É engenheiro civil graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 1982. Possui 15 anos de experiência em instituições financeiras. Atuou como executivo do Lloyds Bank, Citibank e Unibanco entre 1982 e 1997 junto ao segmento de grandes corporações.
Leandro Lopes Diretor de Operações 02/10/2017
Nascido em 16 de dezembro de 1974, Leandro Lopes é graduado em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC e extensão em finanças corporativas pela U.C. Berkeley. Atuou em diferentes ramos do varejo por mais de dez anos. Ingressou em 2007 na indústria de shopping centers, tendo construído carreira de sucesso com experiência nas áreas comercial, operacional e financeira. Ingressou na Aliansce em outubro de 2017 como Diretor de Operações.
Paula Guimarães Fonseca Diretora Jurídica 18/06/2007
Nascida em 13 de maio de 1967, graduou-se em Direito em 1990 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Desde 2006 atuou como Diretora de Novos Negócios e, com a extinção da Diretoria de Novos Negócios em outubro de 2009, atua como Diretora Jurídica da Aliansce. Anteriormente, atuou até o ano de 2000 como advogada nas empresas Monteiro Aranha e Michelin e nos escritórios Castro, Barros, Sobral e Xavier e Nonato & Fonseca. De 2000 a 2005, atuou como CEO da InVent, empresa de Venture Capital no segmento de Internet.
Ewerton Espínola Visco Diretor 12/11/2009
Nascido em 10 de fevereiro de 1958, formado em administração de empresas, iniciou suas atividades na indústria de shopping centers em 1987. Desde a fundação da Companhia é diretor regional, atuando no planejamento, desenvolvimento e administração dos empreendimentos. Coordenou a implantação de 15 shoppings centers em 10 cidades no Norte, Nordeste e Sudeste. Em novembro de 2009 foi nomeado Diretor da Aliansce, sem designação específica. É membro do Conselho Deliberativo da ABRASCE.

 

Última atualização em
Voltar