Como Montar o Modelo da Aliansce?

Principais Fontes de Receita

As receitas provenientes das participações proporcionais da Aliansce em Shopping Centers, calculadas de acordo com sua participação direta ou indireta em cada empreendimento, representam sua principal fonte de receita, identificadas da seguinte forma:

  • Receita de aluguel de espaços comerciais, por meio de contratos com prazo médio de cinco anos;
  • Locação temporária em Mall para quiosques e Merchandising;
  • Cessão de direitos de uso, relativos à infraestrutura técnica oferecida pelos Shopping Centers aos lojistas;
  • Exploração de estacionamentos;
  • Taxa de transferência recebida por ocasião de negociações entre lojistas, envolvendo espaços comerciais.

As receitas da Companhia com prestação de serviços, além de exercerem uma influência estratégica extremamente relevante para seus negócios, representam também uma importante fonte de receita por meio da prestação dos seguintes serviços:

  • Prestação de serviços de administração de Shopping Centers e respectivos condomínios;
  • Prestação de serviços de comercialização de espaços comerciais;
  • Serviços de Planejamento, desenvolvimento e gestão de marketing.

Dentre as receitas acima mencionadas, a receita de aluguéis de espaços comerciais representa a principal fonte de receita, correspondendo ao maior entre: a) aluguel mínimo contratado, baseado em valores de mercado, pago mensalmente pelo lojista, sendo que no mês de dezembro de cada ano, é considerado o aluguel mínimo em dobro e b) aluguel percentual calculado com a aplicação de um percentual incidente sobre as vendas mensais do lojista.

As receitas provenientes de cessão de direito de uso são observadas, predominantemente em novos lançamentos ou em expansões, porém também são observadas quando da retomada de um espaço comercial, por inadimplemento ou negociação. Contabilmente, a Aliansce considera a realização desta receita pelo prazo do contrato de locação à qual está associada.

Deduções

As deduções são representadas pelos descontos e impostos que incidem sobre as receitas da Aliansce de aluguéis e prestação de serviços, onde destacam-se: (i) PIS; (ii) COFINS; (ii) ISS; e (iv) Descontos ou abatimentos dados a lojistas previstos em contratos.

Principais Custos

Custo de aluguéis e serviços

O custo de aluguéis e serviços apresenta, principalmente, os custos dos Shopping Centers proporcionais à participação da Aliansce, calculados de acordo com a porcentagem da sua propriedade direta ou indireta em cada um de seus empreendimentos. Esses custos são compostos basicamente por: (i) Gastos com imóveis alugados; (ii) Depreciação; (iii) Custos de estacionamento; (iv) Provisão para devedores duvidosos; (v) Serviços contratados; e (vi) em decorrência da Lei 11.638/07, em 2010, o custo das empresas da Aliansce contempla os gastos pré-operacionais não associados diretamente ao desenvolvimento do empreendimento, como por exemplo, despesas de vendas, publicidade e despesas administrativas.

Despesas e Receitas Operacionais

Referem-se às despesas não relacionadas diretamente às participações da Companhia nos Shopping Centers. Tratam-se, portanto, de despesas operacionais para a gestão de suas controladas envolvendo: (i) Despesas de pessoal; (ii) Despesas jurídicas; (iii) Despesas administrativas; (iv) Resultado de equivalência patrimonial; e (v) Amortização dos ágios.

Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido

São computados em base mensal sob a sistemática do lucro real anual, exceto para certas controladas que possuem lucro efetivo superior a 32% da receita proveniente de aluguéis e prestação de serviços e optam pelo regime de apuração do lucro presumido. O imposto de renda apurado para as empresas optantes pelo lucro real será devido à alíquota de 15% sobre seu lucro contábil, ajustado pelas adições e exclusões previstas na legislação. As empresas que excederem o valor de 20 mil reais de lucro por mês devem pagar sobre o total do valor excedente um adicional de alíquota de 10%. A CSLL é calculada à alíquota de 9%. Para as sociedades que optam pelo regime de lucro presumido, a base de cálculo dos impostos sobre o lucro é calculada sobre o somatório de um percentual variável sobre a receita bruta (32% para a receita proveniente de aluguéis e prestação de serviços) e o valor de todas as demais receitas e ganhos de capital, sobre as quais se aplicam as alíquotas de 15% mais o adicional de 10% para o imposto de renda e 9% para a CSLL.

Última atualização em
Voltar